domingo, 31 de março de 2013

PS Pontinha reune com direcção técnica da Creche e Jardim de Infância “Crianças de São José”

Pontinha, 26 de Março de 2013

A Creche e Jardim de Infância “Crianças de São José”, no Bairro de Santa Maria na Urmeira, resultou de uma iniciativa da PROSALIS – Projecto de Saúde em Lisboa. Trata-se de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), de reconhecida utilidade pública. Esta associação fundada há 23 anos exerce a sua actividade nas áreas de prevenção, tratamento e reintegração sócio-profissional de toxicodependentes e apoio a populações desfavorecidas, desenvolvendo igualmente inúmeras acções no âmbito da família.

Na visita, Paulo Ribeiro, coordenador da Secção do PS Pontinha e Corália Rodrigues, vice-presidente da Junta de Freguesia da Pontinha, reuniram com a Dra. Filipa Amaral Lopes, Assistente Social e Directora Técnica da Creche e Jardim de Infância “Crianças de São José”, que actualmente integra 40 crianças, entre creche, jardim de infância e ATL.



Instalações da PROSALIS na Urmeira

A abertura da Creche/Jardim-de-infância “Crianças de São José”, resultou de um levantamento efectuado pela PROSALIS das necessidades da população e das famílias em particular no Bairro da Urmeira. As actividades da valência de Creche iniciaram-se em Dezembro de 2001 e a valência de Jardim de Infância em Abril de 2002. Dado que as crianças muitas vezes pertencem a famílias desestruturadas e enquadradas num meio sócio-económico e cultural com diversas carências, são desenvolvidos um conjunto de de acções com vista ao desenvolvimento cognitivo e sócio-afectivo das crianças e a socialização.

A Creche/Jardim de Infância “Crianças de São José” do Bairro de Santa Maria na Urmeira é uma das poucas instituições de apoio social e intervenção comunitária sedeadas na freguesia da Pontinha. Dadas as baixas condições económicas da população que serve, torna-se na única alternativa a custos controlados para muitas famílias, o que releva o papel social desta IPSS no seio da comunidade local no domínio da prevenção em contexto familiar através da educação e da integração social.

No decurso da visita, foi identificada a necessidade urgente de obras de manutenção e de requalificação do edifício e espaço envolvente. 


Pontinha+    Novas ideias para mudar o futuro!

sexta-feira, 29 de março de 2013

PS Pontinha visita obras de requalificação do Complexo Desportivo do UDR Santa Maria

A União Desportiva e Recreativa de Santa Maria, na Urmeira, recebeu a visita do PS Pontinha no passado dia 21 de Março. Este clube emblemático da freguesia, fundado em 4 de Novembro de 1964, tem desempenhado uma acção importante na inclusão social, através do envolvimento de crianças e jovens na prática desportiva num bairro com problemas sociais.

Sede social da UDR Santa Maria
A visita teve como anfitrião Filipe Correia, recentemente eleito Presidente da Direcção, que tem como objectivo proceder à reabilitação do clube, num projecto que procura investir na formação juvenil no futebol e abrir o clube à comunidade local para fazer novos associados e rentabilizar as instalações como forma de tornar o clube sustentável.

O investimento realizado pela Câmara Municipal de Odivelas na requalificação do Complexo Desportivo do UDR Santa Maria, com a colocação de relvado sintético e iluminação artificial no campo de futebol de 11, através de um projecto co-financiado pelo QREN em mais de 310 mil euros dos fundos comunitários do FEDER, constitui uma das traves-mestras do projecto da nova Direcção do Clube.


O novo relvado sintético da UDR Santa Maria

Foi enaltecida a relação privilegiada e de grande proximidade com a JF da Pontinha. De acordo com o presidente Filipe Correia, a Junta de Freguesia tem-se mostrado disponível para trabalhar em soluções de futuro para o clube, na promoção de eventos e fornecendo apoio logístico e alguma ajuda financeira.

O Presidente da Direcção da UDR Santa Maria enalteceu o investimento realizado na requalificação do Complexo Desportivo e a ajuda financeira da autarquia. Segundo o presidente, existe por parte dos responsáveis camarários disponibilidade para encontrar soluções para os problemas.


O Complexo Desportivo da UDR Santa Maria

No próximo dia 13 de Abril, no âmbito das comemorações do 39.º aniversário do 25 de Abril, irá realizar-se o 1.º Torneio de futebol da Liberdade no Complexo Desportivo da UDR Santa Maria, numa iniciativa conjunta da Junta de Freguesia da Pontinha e do Clube.

Pontinha+    Novas ideias para mudar o futuro!

sexta-feira, 1 de março de 2013

PS Pontinha reúne com o Clube Atlético e Cultural da Pontinha


Pontinha, 23 de Fevereiro de 2013

No dia em que o CAC criou a escola de futebol feminino “Carla Couto”, uma delegação do PS Pontinha reuniu com este Clube emblemático da formação no futebol na zona de Lisboa, tendo também procedido a uma visita ao Complexo Desportivo Carlos Lourenço, situado no Bairro Padre Cruz (freguesia de Carnide).

Sede social do CAC, na vila da Pontinha
O Clube Atlético e Cultural, constituída em 6 de Maio de 1974, constitui um dos Clubes de referência na formação desportiva. O “Torneio Internacional de Futebol Infantil” constitui a principal “montra” da actividade desportiva do CAC. Este ano, a 32.ª edição deste prestigiado torneio decorre nos dias 29, 30 e 31 de Março e terá como patrono o ex-futebolista Paulo Futre.

A Câmara Municipal de Odivelas reconheceu a importância da actividade desportiva realizada pelo CAC, que envolve actualmente cerca de 250 atletas, tendo-lhe atribuído em 2010 a Medalha de Mérito Municipal – Grau OURO.

O CAC também destaca-se por ser um Clube pioneiro na área da formação em diversos projectos, como GoalBall (uma prática desportiva destinada à integração de pessoas com deficiência visual, em que o CAC é líder nacional), e, mais recentemente, no projecto de futebol feminino.

Na reunião foi enfatizada a boa relação, de grande proximidade, com a Junta de Freguesia da Pontinha. A Junta de Freguesia ajuda de forma dinâmica o CAC na divulgação de todos os eventos e ainda fornece apoio logístico e alguma ajuda financeira.

Na reunião, registámos ainda o alerta deixado pelo Presidente da Direcção do CAC, Vitor Cacito, para a falta de uma política/estratégia desportiva municipal de apoio aos Clubes do Concelho de Odivelas.